O avesso do mesmo lugar - As margens da cidade

20/02/2021

Mais um período se iniciando e com ele novas oportunidades, possibilidades e histórias pra serem escritas e contadas. É nesse caminho que o grupo Etnografias Urbanas (EtnoUrb) do PET vem falar de algumas paradas inéditas maneiríssimas que estão por vir!


Bom, pra início de conversa, sabemos que estamos vivendo um momento muito diferente de tudo que imaginávamos antes da pandemia do novo coronavírus, e foi nesse momento de reinvenção que buscamos uma trajetória reconstruída, diferente. Nesse pique gostaríamos de apresentar o projeto "Avesso do mesmo lugar - a margem da cidade".

Você aí deve estar se perguntando o que esse projeto significa e o que ele busca. Então, vamo lá! A ideia do EtnoUrb é contar a história daqueles que todos os dias são deixados de canto pelas narrativas da cidade, falar dos corpos que ocupam a cidade como forma de luta e resistência. A gente tá em busca de relatos e experiências das pessoas que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia, mas que com as suas vivências e práticas, ou simplesmente suas existências, movem suas comunidades ao mesmo tempo que resistem ao poder hegemônico.


Queremos pensar o território a partir das histórias que não nos foram contadas, buscando a brecha que poucos enxergam - o "avesso do mesmo lugar". Desse jeitinho, as nossas redes estarão dando visibilidade para aqueles que seguem lutando e transformando o espaço em vida, a dor em arte e cultura e avistando/construindo a possibilidade de uma cidade que inclui! Então, cola junto com a gente e fica ligado, porque tá vindo muita coisa boa por aí!

Arte por: @fernandajanan

Programa de Educação Tutorial - PET Geografia UFF
Todos os direitos reservados, 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora